Alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental participam da “Avaliação Formativa” do CNCA
Os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Andradina estão participando do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A secretária de Educação de Andradina, Estela Goda afirmou que o compromisso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino fundamental e possam recompor a aprendizagem dos alunos do 3° ao 5° ano.
Estela destacou que as avaliações se dividem em três ciclos ao longo do ano de 2025 e Andradina realizou o primeiro nos dias 26 e 27 de março. Foram em torno de 2653 alunos participando das provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os alunos dos 1ºs e 2ºs anos realizaram a prova impressa e os dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos utilizaram a tecnologia (tablets e computadores) para resolverem as questões de Língua Portuguesa e Matemática.
O CNCA tem como objetivo principal monitorar o progresso dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo feedback contínuo para professores e alunos. Essas avaliações também buscam identificar as fragilidades e as potencialidades dos alunos ao longo do processo, permitindo que professores reformulem o direcionamento das aprendizagens.
Ao identificar as necessidades dos alunos, os professores podem adaptar suas práticas pedagógicas para atender às demandas individuais e coletivas, enquanto os alunos podem ajustar seus métodos de estudo para melhorar seu desempenho — ressaltou a articuladora municipal do CNCA, Adriana Alves.
Ao contrário da “Avaliação Somativa”, que geralmente ocorre no final de um período letivo e tem como objetivo atribuir notas, a Avaliação Formativa é contínua e não tem como objetivo classificar os alunos. Isso pode reduzir a ansiedade e o estresse dos estudantes em relação à avaliação.